Atividades 

Hino do Agrupamento

 And folk music and traditional 

 Agrupamento António Correia de Oliveira : Natal/ musica tradicional/ danças tradicionais

Danças Tradicionais

O hino do Agrupamento  foi composto no ano letivo de 2017/2018 quando se gravou um DVD de canções tradicionais portuguesas. A autora da letra foi uma professora da escola, Filomena Oliveira e a composição da música foi também da professora Filomena Oliveira em parceria com o compositor João Mota Oliveira.


"Aconteceu na Escola António Correia de Oliveira"
No âmbito da comemoração do Erasmus Days, a escola promoveu a realização de várias atividades com alunos diferentes níveis de ensino, que passaram pela escrita, poesia, música, fotografia, expressão plástica e testemunhos sobre o que e é ser europeu. Esta iniciativa envolveu a participação da comunidade educativa, professores, alunos e famílias tendo as mesma sido divulgadas nas redes sociais da Escola António Correia de Oliveira.   Em Educação Musical, foi desenvolvida a temática "com a música sentimo-nos livres", focando esta arte como elemento unificador das nações e culturas. Foram realizados várias atividades de canto e percussão, mas uma vez que as imagens incidiam muito nos alunos optou-se por este pequeno excerto e podcast.


Encontro com o escritor Pedro Chagas Freitas- entoação da canção Imagine
Estudo do logótipo
Alegria nos encontros
A preparar o placar 
A preparar o placar
A preparar o placar
Estudo das melodias no cavaquinho
Pensar no slogan
Chegamos a Alcalá de Henares
Dançamos Flamenco
A nossa Atuação
Ensaio para a Festa Final
concentração
Fomos à radio
Whorkshop Castanholas
Whorkshop Castanholas
Mini espetáculo de Castanholas
Festa de Matal
Festa de Natal
Festa de Natal
Erasmus day

Diário de Bordo 

Gredos de San Diego - Alcala de Henares - Madrid

19-11-2018

No 1º dia quando chegamos ao colégio fomos muito bem recebidos pela direção e restantes professores e alunos envolvidos no projeto Erasmus. Com alguns elementos da escola conhecemos todas as instalações escolares que eram fantásticas, havia piscina, aquecimento, muito boas salas, um auditório gigantesco, instalações de rádio, polidesportivo, campos de jogos de diversas modalidades. Reparámos que os alunos usavam uniforme. Nós preferimos não usar pois cada uma de nós pode ter estilos diferentes. Tocamos cavaquinhos e cantamos canções populares portuguesas para alunos de diferentes faixas etárias do pré-escolar. Pareceu-nos que gostaram muito. Fomos muito aplaudidas. De tarde percorremos a cidade de Alcala de Henares com as nossas professoras ao realizarmos um peddypaper que tinham preparado para nós. Vimos assim mais cuidadosamente a cidade berço de Cervantes e seu criado Sancho Pança.

20-11-2018

No 2º dia todos os grupos de professores e alunos dos países envolvidos neste projeto foram fazer uma visita à cidade de Madrid, ao Palácio Real, com uma guia que nos contou um pouco sobre a história de Espanha. O palácio é faustoso, tudo reluz dentro deste espaço real. Em seguida visitamos a catedral contígua ao palácio. Fizemos um piquenique e tiramos uma foto em frente ao palácio com todo o grupo. Mais um dia interessante.

21-11-2018

No 3º dia começamos por nos encontrar na biblioteca da escola, pois era este o ponto de encontro diário de professores e alunos, e havia um trabalho específico que era produzir um podcast sobre música popular portuguesa que ilustrasse um pouco o panorama nacional, a identidade do país. Este trabalho foi gravado na rádio para ser transmitido. Cada uma de nós leu um pouco sobre as tradições de fado, guitarra portuguesa, instrumentos típicos, cantores emblemáticos, folclore nacional, trajes e a acompanhar o texto escolhemos músicas elucidativas do mesmo. De tarde assistimos a um espetacular workshop de castanholas.

22-11-2018

No 4º dia os alunos de cada país fizeram uma apresentação sobre música espanhola. Houve powerpoints lidos, sequências de imagens, excertos musicais... vários tipos de trabalhos. Os restantes alunos assistiam e aprendiam sobre vários autores e música espanhola variada. Nós fizemos uma atuação de flamenco com traje adequado. Vestimo-nos de preto, com sapatos de flamenco e flores vermelhas nos cabelos. Gostamos muito da excitação que nos trouxe esta atividade. Mais um dia feliz! Também tivemos a possibilidade de ensaiar para o concerto final que iria ser no dia seguinte.

23-11-2018

No 5ºdia de manhã e após o encontro na biblioteca onde conversávamos uns com os outros treinando e melhorando o nosso inglês tivemos oportunidade de assistir e treinar flamenco pois foi-nos dada a oportunidade de ter um workshop de flamenco. De tarde o concerto final correu muito bem, decorreu no auditório e havia muitas famílias e alunos a assistir. Havia nervoso miudinho próprio de quem tem uma plateia a assistir, mas tudo correu bem, com a nossa professora Filomena sempre a apoiar-nos, ajudar-nos e ensaiar-nos. Todos os alunos e professores envolvidos no projeto apresentaram músicas e danças típicas dos seus países. Em conjunto os vários países participantes uniram-se para apresentar uma música ensaiada por todos para demonstrar a união do grupo. No final tivemos um jantar com famílias de acolhimento na cantina da escola com iguarias oferecidas pelos pais e típicas de Espanha. Correu tudo muito bem. Uma experiência que guardamos para sempre em nós.

Diário de Bordo

Hungria 

Diário de bordo da Hungria

" Following the waves of music around Europe"

No dia 18 de março o grupo de alunos e professores da EBACO, que se encontra na Hungria, foi recebido por um membro do governo local, responsável pela área da educação e pela Direção da escola anfitriã. Assistimos a um espetáculo de alunos húngaros e a um concerto de órgão numa igreja local. Juntos, alunos e professores, participamos num peddypaper com uma aplicação especifica para reconhecimento da cidade . O final do dia foi preenchido com as atuações de alunos na escola de música.

No dia 19 de março visitamos, na cidade de Szeged, a catedral onde subimos 400 degraus para acedermos a uma vista esplendida sobre a cidade e tivemos uma visita guiada dentro do teatro nacional onde visitamos os bastidores, os camarins dos atores e toda a mecânica existente por baixo do palco que permite fazer rodar o mesmo, fazer desaparecer personagens em alçapões e outras engrenagens bem escondidas do olhar atento do púbico que asiste o espetáculo.

No dia 20 de março assistimos a uma aula de música, com o método Kodaly, na Hungria, na escola Liszt Ferenc Enek. Todos juntos cantamos em Húngaro a música "Tavaszi Szel Vizet Araszt"... Participamos em workshops de jewerly, de origami e de artes marciais. No final do dia pudemos ver danças tradicionais Húngaras.

No dia 21 de Março tivemos ensaios e apresentação de danças tradicionais de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Bulgária na Hungria. A música da nossa dança chamava-se " "Água leva o regadinho". Todas as apresentações foram muito interessantes e para abrir este espetáculo fomos agraciados com uma banda de música de militares.

No dia 22 de março, último dia da nossa estadia, foi o concerto final. Nós, Portugueses, apresentamos do cancioneiro tradicional "Menina estás à janela" e "Maria Faia". A "nossa" fadista, Leonor Eiras, cantou "Rosa Branca" e "Oh gente da minha terra". Durante o fado acompanhamos com uma coreografia alusiva à letra. Cada país apresentou a sua atuação e no final todos juntos cantamos "Hallelujah". Uma semana recheada de aprendizagens, partilhas, trocas culturais. 

Diário de Bordo

Portugal 


A escola António Correia de Oliveira recebeu na semana de 6 a 11 de maio equipas de professores e alunos de vários países, Espanha, Itália, Grécia, Hungria e Bulgária, dando cumprimento ao Projeto de música de Erasmus+ "Following the waves of music around Europe", estando a coordenar o projeto a professora Filomena Oliveira com assessoria dos docentes Luísa Pombo e Artur Rosário.
A cerimónia de acolhimento decorreu no átrio da escola em que muitos alunos entoavam o Hino do Agrupamento. Foi um momento emotivo que a todos muito agradou.
Foram várias as atividades proporcionadas durante esta semana aos parceiros do projeto, sendo de salientar a visita à cidade de Braga e ao Museu dos cordofones, cujo artesão chegou a fazer guitarras para os músicos de Amália Rodrigues, Beatles entre outros, a participação em três workshops de voz com a maestrina Helena Venda Lima, palestra sobre trajes locais proporcionada pelo grupo de danças e cantares de Marinhas, visita guiada à casa da Música no Porto com a possibilidade de assistir a um ensaio de uma peça de Wagner e um passeio de barco pelo rio Douro. Todos os parceiros apresentaram, num concerto final, danças, cantares e/ou trajes de cada país tendo culminado este concerto com uma música tradicional portuguesa cantada por todos " O Malhão". Neste concerto tivemos o privilegio de cantar acompanhados pela Banda Marcial da GNR do Porto que depois nos agraciou com um espectáculo.
No último dia as famílias de acolhimento, professores e alunos estrangeiros e portugueses, funcionários e demais comunidade educativa puderam assistir a várias performances musicais numa festa final de despedida que teve lugar na escola.
De salientar o sucesso desta semana cultural que a todos agradou e enriqueceu . 


Diário de Bordo

                                          Vratsa - Bulgária 

Foi uma semana diferente para o grupo de alunos e professores da EB António Correia de Oliveira em Esposende, que se deslocaram à Bulgária, de 4 a 8 de novembro, para mais um intercâmbio cultural e musical, englobado no projeto de Erasmus+ "Following the waves of music around Europe". O grupo esposendense e os seus parceiros neste projeto - Espanha, Itália, Grécia, Hungria e o país anfitrião, Bulgária - tiveram oportunidade de conhecer de perto a cultura búlgara, bem como as suas musicas e sua danças tradicionais.

A receção a estes alunos e professores dos países presentes aconteceu na escola secundaria de "Otets Paisii", em Vratsa, cidade acolhedora deste projeto, onde foram recebidos pelos alunos da escola anfitriã com cartazes referentes a cada país, feitos pelos alunos mais novos da escola, e também com uma das tradições da Bulgária, pão típico búlgaro com mel e/ou pimenta, onde foi dado a provar a cada um deles.

Durante a semana, o grupo teve a oportunidade de aprender e experimentar as danças tipicamente búlgaras, num workshop dado pelo professor de dança da escola Hranimir Pavlov, e outro sobre instrumentos musicais típicos búlgaros, pelos professores Dancho Stoyanov e Plamen Gerganov.

Tempo também para visitar as grutas de "Ledenica", nas montanhas de Vratsa, onde a temperatura interior era de 2 graus negativos, a contrastar com os 20 graus positivos no exterior. Uma vez que esta gruta é famosa devido não só ao gelo, mas também à sua acústica, o grupo português, chefiado pela professora de música Filomena Oliveira, juntou os restantes grupos dos variados países e, em conjunto, entoaram "Hallelujah", presenteando assim toda a comitiva de professores e guias presentes no interior da gruta. Visitaram também o museu de instrumentos e trajes tradicionais, englobado na visita à cidade acolhedora deste projeto, Vratsa.

Nestes intercâmbios culturais, treinar e melhorar o inglês é uma das finalidades. Como tal, o inglês é a língua usada para comunicarem, quer seja com alunos de outros países ou com as suas famílias de acolhimento. Neste contexto, o grupo participou numa aula comum, onde todos os países apresentaram um vídeo sobre a importância da musica nos nossos dias. O vídeo da comitiva portuguesa foi gravado em português, mas legendado em inglês pelos próprios alunos, de maneira a que a mensagem fosse entendida por todos.

Tal como em todos os anteriores encontros, a semana de intercâmbio terminou com um concerto final num auditório, em que todos os professores e alunos envolvidos no projeto, apresentaram as suas musicas e/ou danças típicas dos seus países para uma assistência de família, alunos e professores.

Aqui, destaque para a comitiva portuguesa com as suas brilhantes performances. O grupo português, composto por Ana Luísa Silva, Inês Silva, João Alves, Leonor Eiras e Marta Rosário, cantou, dançou e encantou todos os presentes. Leonor Eiras na voz, acompanhada por Marta Rosário ao piano e Ana Luísa na dança, iniciaram assim a sua participação neste espetáculo com a musica vencedora do Festival da Eurovisão 2018, "Amar pelos Dois" de Salvador Sobral. Seguiram-se duas musicas tradicionais portuguesas interpretadas pelos cinco alunos


Diário de bordo - Visita virtual à  Grécia

10 a 14 de maio de 2021


Nesta semana partilhamos online grandes conhecimentos desde a Grécia Antiga até aos dias de hoje.


Seguem  algumas atuações



Diario de bordo virtual - ITALIA - Monopoli

31 de maio a 4 junho 



© 2018 Corvos Pretos / Nenhuma guitarra foi quebrada na criação deste site.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora